Blumenau e Pomerode no 1º Blogando no Vale Europeu

Blumenau e Pomerode – cidades catarinenses que fazem parte do Vale Europeu, receberam de 4 a 6 de agosto representantes de 15 blogs de viagem de vários lugares do Brasil. Foi o 1º Blogando no Vale Europeu, idealizado e executado impecavelmente pela Márcia, do Blog Casa de Doda.

O Relatos de Viagem teve a honra de ser um dos participantes! Veja como foi a programação e conheça um pouquinho mais dos atrativos dessas cidades!

Prefeitura de Blumenau
Prefeitura de Blumenau

Sexta-feira – Recepção e abertura oficial

A recepção ocorreu no Hotel Plaza Blumenau, no centro da cidade. Quando todos chegaram a Márcia fez a abertura oficial, e a Gerente de Promoção e Planejamento da Secretaria de Turismo de Blumenau, Luisa Borda, nos deu as boas vindas, falando um pouco sobre a cidade, com muito carinho! A Juliana do Plaza fez uma breve apresentação sobre hotel, e contou como eles estão ampliando seu negócio com as pousadas.

Recepção no Hotel Plaza Blumenau
Recepção no Hotel Plaza Blumenau

Tivemos a oportunidade de ouvir uma ótima palestra da blogueira Ana Grassi, do Blog ITALIAna, que poderia ter durado horas de tão interessante! Mas a programação foi intensa e com os minutos contados, então o Chef Richard Ricelle entrou em cena preparando um espaguete no queijo grana padano flambado que foi um espetáculo, tanto de ver ele trabalhar quanto de comer! Delicioso!

Preparação do Jantar no Hotel Plaza Blumenau
Preparação do Jantar no Hotel Plaza Blumenau

Nos despedimos do Plaza e seguimos para a Adega Blumenau, onde fomos muito bem recebidos e fizemos degustação de alguns rótulos, explicados pelo sommelier João Laureano.

Adega Blumenau
Adega Blumenau

A sexta-feira foi produtiva, mas como o sábado viria cheio de atividades, seguimos pro hotel descansar. Eu e a Carol Belo do Blog Viajar Correndo ficamos hospedadas no Hotel Steinhausen, que fica bem pertinho da Vila Germânica, onde acontece a maior festa de Blumenau, a Oktoberfest.

Sábado – Centro Histórico, Museus, Cervejarias e Gastronomia

O sábado iniciou com o passeio pelo centro histórico com a guia da Secretaria de Turismo, a querida Sissi, que nos acompanhou o dia todo.

Relógio de Flores Blumenau
Após passar pela prefeitura (foto inicial), iniciamos uma caminhada pela Rua XV de Novembro, onde fica esse relógio de flores.
Casas típicas em Blumenau
E passamos por várias construções típicas alemãs ao longo da avenida.
Casas típicas em Blumenau
O famoso Castelinho da Havan, que é uma réplica da Prefeitura de Michelstadt – cidade no sul da Alemanha

Seguimos até a Fundação Herman Hering, que abriga o Museu Hering e um centro de memória que conta a história da Cia. – que se mescla com a história de Blumenau. A Fundação fica nas edificações do conjunto histórico onde era a matriz da fábrica. E o Museu fica em uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado, construída em estilo Enxaimel. Além disso há um jardim suspenso lindíssimo, projetado por Roberto Burle Marx, o renomado artista plástico. Não fosse o bastante, o local fica no Bairro Bom Retiro, que é cheio de casas típicas alemãs do século XIX, lindíssimas.

Museu Hering em Blumenau
Museu Hering.
Casa onde a família Hering morou em Blumenau
Casa onde a família Hering morava.
Fundação H.Hering em Blumenau
O lugar é lindíssimo!
Jardim suspenso em Blumenau
Jardim suspenso.

Retornamos ao centro de Blumenau e finalizamos vendo mais alguns pontos históricos e curiosos como o Mausoléu, Parque Edith Gaertner e Cemitério dos Gatos.

Cemitério de gatos em Blumenau
Cemitério de gatos, local onde Edith Gaertner, sobrinha-neta do fundador da cidade Hermann Blumenau, sepultava seus animais de estimação.

Fomos recepcionados pro almoço no Restaurante Thapyoca, que fica no Biergarten – Jardim da Cerveja, que foi no início da colonização ponto de encontros e reuniões da sociedade. O Biergarten também abriga o Museu da Cerveja, que visitamos depois do almoço.

Conhecemos também o Museu da Água, de onde se tem uma vista linda da cidade. E começamos o tour pelas cervejarias, com a Cervejaria Blumenau, Cervejaria Container e o Vale do Lúpulo, que precisam de um post só pra elas pra contar todos os detalhes!

Vista da cidade a partir do Museu da Água em Blumenau
Vista da cidade a partir do Museu da Água
Cervejaria Blumenau
Cervejaria Blumenau
Cervejaria Container em Blumenau
Cervejaria Container
Conhecendo sobre produção de cervejas no Vale do Lúpulo em Blumenau
Conhecendo sobre produção de cervejas no Vale do Lúpulo

A noite fomos conhecer o Festival Sabores de Santa Catarina, que aconteceu pelo primeiro ano. Quem nos recebeu foi o Felipe Rodrigues – Gerente de Comunicação do Parque Vila Gêrmanica, que falou um pouco sobre o parque e sobre o evento.

Eu já conhecia a Vila Germânica mas fiquei impressionada em ver como estava linda! Decoração, música tradicional, gastronomia… O evento foi ótimo e experimentamos alguns dos clássicos da culinária catarinense. Espero que se consolide no calendário de festas da cidade.

Festival Sabores de SC em Blumenau
Ragú de marreco no pão de cerveja, delicioso!
Festival Sabores de Santa Catarina em Blumenau
Festival Sabores de Santa Catarina

Domingo – Tour em Pomerode e Encerramento

Domingo foi dia de conhecer Pomerode! Fomos de ônibus e em cerca de 45 minutos chegamos ao Pórtico, super fotogênico.  Conhecemos também o Museu Pomerano, que conta um pouco da história das origens e cultura dos moradores e a Cervejaria Shornstein.

Pórtico de Pomerode
Pórtico de Pomerode

Tivemos a sorte de encontrar ainda montada a Osterbaum, a maior árvore de Páscoa do mundo, feita com mais de 80 mil casquinhas naturais de ovos de galinha. A árvore entrou pro Guinness!

A Osterbaum e suas milhares de casquinhas de ovos
Agora no detalhe

Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, e é uma fofura mesmo. Ela é pequena e a maior parte das atrações ficam próximas. Outro local muito procurado (mas que dessa vez não deu tempo de conhecer) é o zoológico.

Não deixe de ir nas lojinhas de artesanato, cada coisa linda! Outro lugar legal pra quem gosta de produtos locais e de coisas deliciosas é visitar a loja de vendas dos produtos Pomerode Alimentos, que leva a marca da cidade em queijos fundidos que já são tradicionais e fáceis de encontrar por lá.

Retornamos a Blumenau para o almoço no Hotel Himmelblau, no centro. A gerente Mac Marquetti nos recebeu como se fossemos amigos, uma delícia! Almoçamos o tradicional risoto de linguiça Blumenau e nos despedimos do Blogando!

Risoto de Linguiça Blumenau do Hotel Himmelblau
Risoto de Linguiça Blumenau do Hotel Himmelblau

Deixo meu agradecimento aos colegas blogueiros pela companhia e troca de experiências, à Márcia e seu marido Cássio pela organização, preocupação e atenção a todos os detalhes, obrigada obrigada! E um agradecimento especial aos parceiros que acreditaram no projeto. Fomos tão bem recebidos na cidade que só ficou a vontade de voltar!

Blogs Participantes:

Vamos Por Aí – Ana Carolina
Italiana – Ana Grassi
Blog Meu Destino – André Morato
Retrip – Antônio Jr.
Viajar Correndo – Carolina Belo
Viajante Solo – Denise Tonin
Mapa na Mão – Ester Nunes
Tá Indo Pra Onde – Fernanda Scafi
Destinos Por Onde Andei – Gisele Prosdocimi
Tá na Minha Rota – Grasiela e Luciano Mattos
Roteiros e Dicas – Laura Wolff
Casa de Doda– Márcia Silveira
Rota Terrestre – Sabrina da Rosa
Entre Polos – Zudi Dadalt

A turma toda no pórtico de Pomerode

Apoio InstitucionalConvention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode

 

PRA SUA VIAGEM

Precisa de hotel em Blumenau? O Booking tem diversas ofertas, com opção de cancelamento grátis!

Precisa alugar um carro? A RentCars compara preços em mais de 100 locadoras e você não paga IOF

Não esqueça do Seguro Viagem! A Seguros Promo garante o melhor preço e ainda tem 5% de desconto pra leitores do blog, é só usar o cupom RELATOSDEVIAGEM5

*O Blog Relatos de Viagem é afiliado do Booking, RentCars e Seguros Promo e recebe uma comissão pelas vendas feitas através dos links divulgados aqui. O leitor não paga nada a mais por isso (em alguns casos tem até desconto!) e contribui pra que novas dicas e fotos de viagens sejam trazidas pra cá!

6 comentários em “Blumenau e Pomerode no 1º Blogando no Vale Europeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *