Como conseguir match de status na Latam

Ter status elite em cias aéreas pode te dar benefícios importantes como acesso a salas vip nos aeroportos, upgrades cortesia, franquia de bagagem ampliada, tabela de resgate de passagens com milhas reduzidas entre muitos outros. São vantagens que facilitam suas viagens e podem te fazer economizar bastante.

É novo no mundo dos pontos e milhas? Esse post aqui pode te ajudar

Sou da opinião que status nunca é demais, ainda mais quando é fácil de conseguir. Se for grátis melhor ainda!

Nesse sentido existe o “status match”, que é uma equivalência de status entre diferentes cias aéreas ou alianças. É uma forma que a concorrência tem de conquistar clientes elite de outras empresas, que são consumidores em potencial – pra fazer um match você precisa ter conquistado pelo menos um nível elite em alguma empresa.

Muitas vezes as cias lançam campanhas durante um certo período para concessão da equivalência, outras costumam manter isso como padrão. Para saber das oportunidades eu costumo acompanhar blogs como o Mestre das Milhas do Eloy e o Passageiro de Primeira do Fábio, além de sites como o StatusMatcher, onde os próprios usuários reportam os casos de sucesso e explicam como fizeram pra conseguir.

Foi nesse site que eu descobri que poderia fazer a solicitação para match no Latam Pass, programa de fidelidade da Lan (agora Latam), através do meu Platinum no AAdvantage da American Airlines (conquistado através de um challenge quando fui pra Austrália), e que venceu em fevereiro deste ano.

 

O procedimento é simples: mandei um e-mail para “lanpass_casos_operaciones@cc.lan.com”, em espanhol, explicando que eu tinha status Platinum na AA, e perguntando sobre a possibilidade de equivalência na Latam. Informei meus dados como nome, CPF, números LanPass (agora Latam Pass) e Latam Fidelidade, e coloquei anexos o extrato da minha conta AA, cartão virtual, comprovante de um voo que eu havia feito com a Tam em 2016 e número da reserva de um voo que eu faria com a Latam agora em 2017.

O primeiro e-mail não teve retorno, então uma semana depois insisti e reencaminhei. No dia seguinte recebi uma atualização informando que a demanda tinha sido enviada pra pessoa responsável. Mais um dia e recebi a confirmação de concessão do match e atualização do status, com validade até 03/2018, o que considero um ótimo prazo.

Além de conseguir equivalência Sapphire na oneworld por mais um ano (o que garante acesso a mais de 650 salas VIP, com direito a um acompanhante, limite de bagagem adicional entre outros), quem se torna Latam Pass Platinum ganha 6 cupons de upgrade, que eu consegui usar com sucesso quando viajei na executiva no trecho Londres-Guarulhos. E o melhor, não paguei nada por isso!

Importante ressaltar que meu status no Latam Fidelidade continuou o mesmo (já que a política deles é de não concessão de match), só ganhei o Platinum no LanPass, que agora se chama Latam Pass, mas os benefícios são os mesmos para totos os passageiros do Grupo Latam.

Algumas cias aéreas costumam manter permanentemente desafios para concessão de status match, é o caso da Azul e da Delta, nos quais, após cadastro e comprovações, o status é concedido por um período de teste, no qual você deve cumprir a exigência de acúmulo de pontos (normalmente menor que o padrão) para então ter o status prolongado pelo prazo comum. Veja detalhes de como conseguir nos links.

Nem todos sabem que é possível esse tipo de solicitação e são estratégias que podem te dar muitos benefícios sem custo algum. Quem tem informação consegue benefícios que antes pareciam difíceis ou muito caros, então aproveitem!

12 comentários em “Como conseguir match de status na Latam

    1. Oi Silvio, obrigada. Olha, acho que não custa tentar. Especialmente se você tiver um voo agendado com a Latam acho que as chances são boas. De qualquer forma o Latam Fidelidade não costuma fazer match, o match é pelo Lan Pass. Boa sorte! Se conseguir volta pra dar seu relato!

      1. Ola! Mandei um email para Latam(sou platinum AA) solicitando o status match, me responderam pedindo algum voo passado com a Latam. Mandei um voo do ano passado a Foz do Iguacu, e outros dois que irei fazer(novembro/2017 e abril/2018), aí nao me responderam mais…..ja se passaram 3 semanas e ate agora nada. 🙁

        1. Oi Alessandra!
          Sugiro reencaminhar o e-mail. Comigo aconteceu assim também.
          Na primeira tentativa não tive retorno, mas depois deu certo.
          Como você já teve voo passado e tem voos previstos, acho que seu match tem tudo pra dar certo!

          1. Resolvi dar uma olhada no meu aplicativo latam, e apesar de não ter recebido um e-mail de resposta, no aplicativo estou como Platinum até 03/19!
            Yay! Obrigada!

          2. Ah mais uma dúvida, como o latampass ainda é “independente” do programa brasileiro, como usar os upgrades? Tenho 2 reservas mas elas só são reconhecidas no site latam qdo seleciono “Brasil” no país. 🙁 obrigada!

          3. Então.. eu loguei no Latam Pass (https://www.latam.com/pt_br/latam-pass/), colocando o login e senha do Latam Pass (não do Latam Fidelidade), aí ele dá opção de abrir sua conta, ver os cupons de upgrade disponíveis e localizar as reservas (ainda que não desse pra modificar nada nelas). Depois quando fiz o check-in online, colocando o localizador da minha reserva, o sistema achou e liberou o upgrade.. Tem esse post aqui que pode ajudar: http://relatosdeviagem.com/executiva-latam-upgrade-cortesia/
            Boa sorte! Tomara que você consiga viajar na executiva como consegui.. a sensação é ótima (especialmente por não gastar nada a mais com isso!).. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *