Os encantos da Gold Coast

A nossa última semana na Austrália ficou reservada pra curtir a Gold Coast. Pegamos um Uber em Brisbane chegamos em menos de 1 hora (pela metade do preço cobrado pelos transfers).

A região é conhecida pelas praias paradisíacas, pela prática do surf e por Surfers Paradise – onde nos hospedamos, no hotel Grand Chancellor – uma região cheia de hotéis, shopping e restaurantes, tudo feito pro turista (me lembrou muito Waikiki, no Havaí).

Nosso foco não estava voltado pros parques temáticos (por lá tem Wet’n’Wild, Sea World, Warner Bros. Movie World e DreamWorld), mas sim pras praias e pra cidade.

IMG_4141
Praia de Surfers Paradise
IMG_4166
Vista do hotel à noite – praia
IMG_4170
Vista do hotel à noite – cidade
sp
Vista do hotel de dia – praia
IMG_4178
Vista do hotel de dia – cidade

O que mais me chamou atenção por lá:

– As pessoas são muito educadas e as leis/regras são cumpridas (bem como em toda a Austrália), talvez por isso tudo funcione tão bem.

IMG_4139
Placa informativa. Cada praia tinha uma dessas. Reparem na quantidade de coisas proibidas – inclusive cachorros. Além disso só é permitido nadar na área delimitada pelas bandeiras, onde há salva-vidas

– As praias são mesmo lindas e as pessoas praticam muitos esportes (surf, skate, corrida).

IMG_4199
Caminho até Rainbow Bay, com Snapper Rocks ao fundo
IMG_4222
Pôr do sol em Coolangatta
IMG_4179
Caminho de Currumbin até Coolangatta/Snapper Rocks – ao fundo
bh
Praia de Burleigh Heads – com Surfers Paradise ao fundo
IMG_4299
Burleigh Heads

– A infraestrutura é incrível!

Existem caminhos/trilhas entre todas as praias, com calçamento, bebedouros, árvores. Por exemplo andamos cerca de 10 km entre Currumbin e Rainbow Bay (Snapper Rocks) e apenas um pedaço pequeno era sem calçamento (ainda assim era gramado e em bom estado), então um senhor local nos abordou pra explicar o motivo de ali ainda não haver uma boa estrutura.

chuveiro
Chuveiros na saída da praia
IMG_4181
Caminhos entre praias

A maioria das praias é circundada por parques, com muita área gramada, árvores, sombra, banheiros e área pra alimentação. Por todo o lado existem churrasqueiras públicas à gás: você aperta um botão e ela e começa a esquentar, então você pode fazer um churrasco na beira da praia, por exemplo. E as pessoas usam muito as área públicas, especialmente nos finais de semana, quando os parques e praias ficam lotados. Os australianos definitivamente são adeptos de atividades outdoor.

IMG_4562
Área pública com churrasqueira e mesas
IMG_4561
Mesas, lixeiros e estacionamento – tudo na frente da praia
churr
Churrasqueira pública
churras
Churrasqueira pública

A Gold Coast é uma região mais barata pra se viver, e isso é refletido nos valores de hotéis, alimentação e compras. Tem um clima parecido com o nosso – com verões quentes, e também é conhecida por ter uma comunidade grande de brasileiros que vivem, estudam e/ou trabalham por lá – e não é difícil entender o porquê…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *