Como tirar seu passaporte – passo a passo

O post de hoje pode parecer simples para os viajantes mais experientes, mas é um tema que frequentemente gera dúvidas entre os leitores. Preciso de passaporte? E o visto? Vamos com calma…

Pra começar, vamos esclarecer que você pode viajar somente com seu RG para alguns países da América do Sul, que são: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Equador, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

Mas atenção: é a carteira de identidade! Nada de querer viajar com carteira de motorista ou do órgão de classe, elas não serão aceitas. Além disso a carteira de identidade deve estar em bom estado e você deve estar reconhecível na foto, caso contrário terá problemas. Sugestão: faça o passaporte e viaje com ele. É muito mais confiável, não dá margem para subjetividades de avaliação e você não vai ficar inseguro toda a vez que tiver que passar pelo balcão do check-in ou pela imigração, pensando se o seu documento será considerado em bom estado ou não. Quer mais um benefício? Um passaporte carimbado é bem recebido, tanto na hora de pedir algum visto quanto na hora de fazer imigração.

Bom, excetuando esses 9 países, se quiser sair do Brasil pra conhecer qualquer outro país você vai precisar de um passaporte. Confira os passos para emissão:

  1. Verifique e reúna a documentação necessária. Para o passaporte comum ela pode ser encontrada aqui, e é basicamente composta de documento de identidade, título de eleitor (e comprovantes de votação da última eleição), CPF, passaporte anterior válido (se houver), documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para os homens) e a Guia de Recolhimento da União – GRU com o pagamento da taxa relacionada (a guia é gerada após a solicitação de emissão).
  2. Solicite a emissão. Aqui você vai inserir os seus dados e escolher o local para atendimento. Ao final é gerada a guia, que deve ser paga até a data de vencimento (valor atual R$ 257,25).
  3. Após o pagamento da guia e compensação bancária, é liberada a seção de agendamento do atendimento, na qual você escolhe o melhor dia e horário para comparecer ao posto da Polícia Federal. No dia escolhido não esqueça de levar todos os documentos do item 1 e mais a guia paga. O processo é bem simples e rápido: serão coletados seus dados e tiradas suas digitais e uma foto. Você será avisado por e-mail quando ele estiver pronto pra buscar.
Passaporte antigo e novo (agora válido por 10 anos)

Evite problemas:  peça o seu passaporte com antecedência (ainda mais atualmente, que está levando cerca de 45 dias pra ficar pronto) e mantenha-o sempre válido. A maioria dos países exige validade mínima de 6 meses.

Além do passaporte, alguns países exigem também o visto, um documento que funciona como permissão de entrada – por certo período de tempo e para certa finalidade.

Você vai precisar de visto se estiver viajando para os Estados Unidos,  Austrália e Japão, por exemplo. Se quiser ter uma ideia de quais países exigem visto, esse site pode ajudar.

Para viagens de até três meses pela Europa não é necessário visto (mas não se esqueça do seguro viagem de pelo menos 30.000 euros, exigido para os países integrantes do Tratado de Schengen).

Gostou das dicas? Tem alguma história pra contar sobre o assunto? Deixe nos comentários..

Um comentário em “Como tirar seu passaporte – passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *