Como é voar na executiva doméstica da Qantas

A Qantas é reconhecida e eleita frequentemente como uma das melhores companhias aéreas do mundo. É a maior da Austrália e possui seu maior hub em Sydney, no aeroporto internacional Kingsford Smith.

Ela possui uma subsidiária de baixo custo, conhecida como low cost, a Jetstar. Vale pesquisar as tarifas, mas na época percebi que o valor da tarifa da Jetstar somado ao valor pago para despachar a bagagem dava o preço cobrado pela Qantas, ou mais. As empresas low cost vendem tarifas mais baratas, mas cobram pelo despacho da bagagem e são bem rigorosas nos limites de bagagem de mão (no caso da Jetstar são 7kg, e vimos a comissária com uma balança portátil checando o peso das bagagens de algumas pessoas na área de embarque). Então fique ligado, muitas vezes o barato sai caro.

Precisávamos sair de Melbourne para Brisbane, as opções pela Qantas estavam cerca de 160,00 dólares australianos, uns R$450,00.

Como eu tinha milhas da American Airlines (as duas cias são parceiras pois fazem parte da aliança Oneworld), fui checar qual seria o valor para resgatar esse trecho com milhas: 10 mil na econômica e 17,5 mil na executiva. Pensando na experiência e na diferença pequena do valor de resgate, optei pela executiva. Esse trecho custaria 980,00 dólares australianos ou R$ 2850,00 se fosse comprado pela Qantas. Por isso é importante acumular milhas em parceiras e ficar ligado pra fazer bom uso delas.

A Qantas possui uma área própria no terminal doméstico do aeroporto de Melbourne (Tullamarine). O check-in foi extremamente rápido. Você mesmo imprime seu cartão de embarque e você despacha sua mala. Muitas máquinas disponíveis e sem fila alguma.

Após passar pela segurança fomos em direção à sala VIP, que fica logo à esquerda, subindo as escadas.

Subida para o lounge
Regras

Para entrar foi só apresentar os cartões de embarque da executiva e fomos admitidos. Também pode acessar o lounge clientes categoria Emerald na Oneworld e aqueles que comprem os passes da Qantas (uma das poucas companhias – assim como a American Airlines, que vende associação para entrada nos lounges).

O lounge é muito bom, com boas opções de comida, bebidas variadas e em boa quantidade (vinhos, espumantes, cervejas, cafés) e bastante espaço pra sentar. Tem área para crianças e business center. Por ser um lounge doméstico é excelente! Muito superior, por exemplo, ao Admirals Club em Los Angeles.

Sala VIP doméstica Qantas – aeroporto de Melbourne
Sala VIP doméstica Qantas – aeroporto de Melbourne
Sala VIP doméstica Qantas – aeroporto de Melbourne
Banheiros

No final da sala fica o lounge doméstico da executiva, que pode ser acessado por clientes em executiva ou categoria Emerald na Oneworld. Não percebemos diferenças entre as duas salas, exceto por essa estar um pouco mais vazia que aquela.

Um pouco antes do horário do voo seguimos ao portão e percebemos que eles não fazem pré-embarque para a executiva, apenas separam as filas. O embarque foi tão eficiente que após o fechamento da aeronave o piloto nos agradeceu e avisou que teríamos que esperar uns minutos para voar, a fim de aguardar o horário previsto. Incrível!

As comissárias eram muito simpáticas. Logo na chegada se apresentaram e nos chamaram pelo nome. Antes da decolagem nos ofereceram água e suco.

Água e suco oferecidos antes da decolagem

A aeronave era um Boeing 737-800, com 12 assentos na executiva, divididos em 3 linhas, configuração 2-2. Eles possuem controle individual de conforto, manual e intuitivo. Essa aeronave não possui sistema de entretenimento individual.

Assentos
Configuração 2-2
Mesa central e controles
Controles de conforto

Como o voo era curto (pouco mais de 2 horas) logo após a decolagem foi iniciado o serviço de almoço. Nos ofereceram 4 opções de refeição. Optamos por sopa de milho (deliciosa, acompanhada de torradas) e sanduíche com queijos (não muito bom). A sobremesa era um musse de maracujá, bem gostoso. As bebidas (espumante e vinho tinto) eram incessantemente repostas pelas comissárias, sempre muito simpáticas. Após o almoço ainda nos ofereceram café e chá, e continuaram com as outras bebidas.

Almoço
Almoço
Espumante nacional, de Victoria
Chazinho no final

O voo chegou no horário. O desembarque foi rápido e nossa mala  chegou antes das outras, comprovando a prioridade. Adorei a experiência com a Qantas! Fizemos mais 2 voos com a cia, na classe econômica, e ainda assim é muito superior ao que estamos acostumados por aqui. Ela realmente faz jus ao reconhecimento que tem.

2 comentários em “Como é voar na executiva doméstica da Qantas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *