Como usar o Uber

O Uber é um daqueles aplicativos que facilita muito a vida dos viajantes. Basicamente é uma alternativa aos táxis ou a outro meio de transporte, que funciona de maneira bem prática, quase sempre mais barata e mais segura.

Ele já funciona em diversas cidades no Brasil e no mundo, com diversas categorias de carros. Florianópolis é a única capital do Sul que ainda não possui o serviço, mas notícias recentes evidenciam que logo logo ele deve chegar por aqui. Se você nunca usou o aplicativo esse post vai te ajudar a começar!

Para solicitar o serviço de um motorista você precisa ter o aplicativo instalado em seu celular, com acesso à internet e cadastro feito com dados completos, inclusive cartão de crédito.

O primeiro passo é baixar o aplicativo na sua loja do celular. Seguem os links para iTunes e Android.

Clique em entrar e efetue seu cadastro (pode ser feito pelo Facebook ou a partir de e-mail e senha), informando  além de dados básicos, também o cartão de crédito com o qual você deseja que as corridas sejam pagas.

Tela inicial
Iniciando o cadastro

Feito o cadastro (e ativado o serviço de localização do seu celular), você vai ver uma tela com a sua posição e os carros disponíveis na região (se houver). Você também pode deslocar seu pino de localização para outro lugar que deseje. Como o serviço ainda não está disponível aqui em Florianópolis, coloquei o pino em Curitiba, pra poder fazer os prints.

Antes de o dedo ficar nervoso e clicar no botão preto para solicitar, clique em “Estimativa de preço”. Aí você coloca o endereço desejado (o aplicativo sugere alguns que você já utilizou).

Tela de localização

 

Estimativa de preço

Então você saberá o valor estimado para a corrida. O valor final deve estar entre esses dois valores.

 

Valor estimado

Clicando no “x” no canto superior esquerdo, o aplicativo retorna à tela inicial, mas agora você verá o endereço final e o roteiro no mapa. Agora sim, é só clicar em “Solicitar UberX” (para cidades com mais de uma categoria de carro, é possível escolher o tipo desejado).

Você pode incluir um código promocional nessa fase (ou a qualquer momento acessando o item “Promoções” na sua conta). Cada usuário possui um código promocional que dá R$ 20,00 de desconto na primeira corrida (apenas na primeira). Você pode divulgar seu código para amigos e cada vez que alguém utilizar você também ganha (quem quiser um código, segue: 9stkygdgue).

Endereço e roteiro no mapa

 

Incluindo código

Feche essa tela no canto superior esquerdo e solicite seu carro, o sistema leva alguns segundos para processar.

Solicitando…

E logo aparece a mensagem “Motorista a caminho”, com a especificação do carro, o nome e uma foto no motorista. Além de o mapa apontar em tempo real onde está o carro e em quanto tempo ele chegará.

Motorista a caminho

Ao embarcar o motorista confirma seu destino e vocês seguem viagem. Ao final da corrida o sistema é encerrado e na sua tela vai aparecer um resumo, com valor final e opção para avaliar o motorista. O valor cai direto no cartão de crédito cadastrado, você não precisa andar com dinheiro e essa, pra mim, é mais uma das vantagens do Uber. O aplicativo é bem intuitivo e fácil.

Já utilizei o serviço no Brasil, Los Angeles e Austrália e sempre foi muito prático, útil e mais barato que os serviços de táxi comum.

Sem entrar na discussão sobre a legalidade, sem dúvida é um serviço que facilita a vida dos viajantes! Você já usou? Gostou do serviço? Deixe sua opinião nos comentários..

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *