As belezas do Parque do Vale da Ferradura em Canela

 

Mais do que nunca nessa época de Natal as cidades gaúchas de Gramado e Canela ficam cheias de turistas, que viajam pra ver os shows e a decoração típicos do período.

Entre tantas atrações (acredite, você não vai conseguir ver tudo em um final de semana ou feriado), uma delas chamou minha atenção pela grandiosidade da paisagem e pela simplicidade do local. É o Parque do Vale da Ferradura, localizado em Canela, a 13 km do centro da cidade.

Eu já havia visitado a região diversas vezes e nunca havia ido nesse parque, talvez pela distância (e os cerca de 6 km de estrada de chão que fazem parte do percurso), talvez por existirem outras atrações mais “hollywoodianas” e chamativas, especialmente para as crianças.

Para chegar, pegue a RS 466 – Estrada do Caracol, que está localizada logo no começo de Canela, vindo de Gramado, e vá sempre por essa via, seguindo as placas. No final do percurso de estrada de chão (que é bem sinalizado com placas indicaticas) há uma guarita onde são adquiridos os ingressos – R$ 12,00 adulto e R$ 6,00 idosos e crianças. O estacionamento é amplo.

Informações do parque
Início da trilha principal

A partir do estacionamento, alguns metros te levam até o principal atrativo do local: o Mirante do Vale da Ferradura – que tem uma surpreendente vista para o cânion de 420 metros de profundidade e o desenho de ferradura que é formado pelo curso do Rio Caí.

Vale do Rio Caí em forma de ferradura
Natureza exuberante
Paredões de pedra
Paredões de pedra
A Cascata do Arroio do Caçador também se destaca

Além desse, o parque possui outros dois mirantes: Mirante do Vale do Arroio Caçador (2 minutos de trilha) e Mirante da Cascata do Arroio Caçador (trilha com 50 metros de descida, um pouco mais íngreme, mas bem tranquila), que oferecem diferentes ângulos de visão da paisagem.

Placa indica o caminho para os mirantes
Araucárias fazem parte da flora local
Vários ângulos do vale

Se você for mais aventureiro e quiser se aprofundar mais no ambiente, existe a Trilha do Rio Caí, que leva cerca de 1 hora (descida) e 2 horas (subida) e chega até o pé da Cascata do Arroio do Caçador, às margens do rio.

O lugar é muito bem cuidado e conta com estrutura de 8 churrasqueiras, banheiros, lixeiras, playground e lanchonete (que serve almoço), numa área total de aproximadamente 200 hectares.

Área com mesas…
e churrasqueiras disponíveis
Além do playground pras crianças
Há também um pequeno restaurante/lanchonete, que serve almoço

O parque fica aberto ao público de terça-feira a domingo das 9h às 17h. No verão, o horário pode ser estendido. É uma bela atração em Canela, sem dúvida uma das mais exuberantes paisagens da Serra Gaúcha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *