Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela

Se você nunca foi ou já faz bastante tempo desde a sua última visita às cidades gaúchas de Gramado e Canela, vai ficar impressionado com o turismo na região. A quantidade e qualidade das atrações impressiona e você não vai conseguir ver todas elas em menos de uma semana… Mas sem problemas, a serra gaúcha é um lugar pra se voltar diversas vezes e curtir o que acontece em todas as estações.

Não sabe onde se hospedar? Veja aqui as opções selecionadas do Booking, que é parceiro do blog, para Gramado e para Canela.

Boa gastronomia, museus, parques temáticos e naturais – as cidades oferecem opções que atendem a todos os públicos, de casais com crianças à viagens românticas. O certo é que as coisas realmente são caras por lá, vá preparado! Por outro lado, espere ser sempre muito bem atendido, nesse quesito eles dão um show.

Como grande parte das pessoas tem um tempo curto e acabam viajando no final de semana ou feriados, deixo a sugestão de um roteiro de 3 dias, que pode ser modificado conforme às necessidades de cada um.

– Primeiro dia:

Se você mora perto o suficiente pra chegar de carro aproveite, pois ele será bem útil. É a melhor forma de se deslocar entre as atrações e é bem fácil dirigir por lá – o mais difícil talvez seja estacionar.

Se você precisa pegar um voo, os aeroportos mais próximos são os de Caxias do Sul (regional) e o de Porto Alegre, por onde chegam a maioria dos turistas. De Porto Alegre é possível pegar ônibus ou transfer, mas a melhor opção é mesmo alugar um carro (se chegar à noite considere dormir por lá e sair no outro dia – tem um Ibis bem ao lado do aeroporto, dá pra ir a pé).

Saindo de Porto Alegre a rota mais prática e mais utilizada pelos turistas é via Novo Hamburgo e Taquara (BR-290, BR-116, RS-239 e RS-115), esse caminho passa por Três Coroas e você pode emendar uma visita ao templo budista. Outra opção é a Rota Romântica (BR-116 e RS-235) que passa pela cidade de Nova Petrópolis. Essa estrada é mais bonita mas tem algumas curvas, então acaba sendo mais demorada.

Pórtico de entrada da cidade, via Taquara

Reserve o primeiro dia pra conhecer o centrinho de Gramado através da Avenida Borges de Medeiros, que concentra boa parte das atrações como a Rua Coberta (uma via gastronômica e de lojas, coberta e decorada), Palácio dos Festivais (onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado), Igreja de Pedra. Você não vai resistir às diversas lojas de chocolate que aparecem no caminho. Nem aos restaurantes e bistrôs.

Avenida Borges de Medeiros
Avenida com decoração de Natal
Palácio dos Festivais, que fica bem em frente à Rua Coberta
Rua Coberta – aproveite pra almoçar aqui se os horários permitirem
Igreja Matriz São Pedro, mais conhecida como Igreja de Pedra
Os famosos termômetros
Decoração de Natal
Nessa época, em especial, a cidade fica um charme

Depois de almoçar, uma caminhada de 15 minutos te leva até o Mini Mundo (parque ao ar livre com miniaturas de prédios e monumentos do mundo todo), passando pela Rua Torta, Praça das Etnias, Rótula das Bandeiras e Lago Joaquina Rita Bier. Todos pontos conhecidos na cidade.

Mini Mundo
Mini Mundo
Mini Mundo

Aproveite o final do dia no Lago Negro – um belo lago com trilhas para caminhada e pedalinhos (é melhor ir de carro pois são cerca de 3km do centro, mas a caminhada é possível, cerca de 30 minutos).

Retorne ao centrinho pra jantar e ver a cidade à noite. Se for época de Natal fique atento à programação pra acompanhar, por exemplo, o show de acendimento das luzes.

Entardecer
Praça das Etnias
Árvore de Natal
Igreja com decoração natalina
Palácio dos Festivais durante o show de acendimento das luzes

Se não estiver de carro existem opções como o Fumacinha Turismo (um bondinho que passa pelos principais pontos do centro) ou o Bus Tour (ônibus de dois andares que circula em Gramado e Canela).

– Segundo dia:

O segundo dia é dedicado a conhecer Canela e nesse dia o carro é bem importante. No centro conheça a Catedral de Pedra, imponente e em estilo gótico. Depois vá para o Parque do Caracol e conheça a famosa cascata. O parque agora conta com bondinhos que proporcionam uma forma diferente de conhecer a cascata (a entrada fica depois da entrada principal do parque – as duas atrações cobram pelo acesso).

Cascata do Caracol

Saindo dali, siga até o Parque da Ferradura, pra ver um cânion incrível e se tiver tempo programe-se pra fazer um piquenique no local que é lindíssimo.

Canela ainda conta com o Alpen Park – um parque de aventura com tirolesas e trenós e o Parque Terra Mágica Florybal, parque temático especialmente interessante para as crianças (tem desconto no ingresso comprando nas lojas de chocolate Florybal e inclui o transporte).

À noite aproveite pra experimentar o tradicional fondue. A melhor parte é o chocolate, delicioso. Diversos restaurantes servem, vai ser fácil encontrar um.

Fondue no La Gruyère

– Terceiro dia

Reserve o terceiro dia pra conhecer o Snowland – primeiro parque de neve indoor das Américas, repetir algo que tenha gostado, ou conhecer algumas das muitas atrações que se encontram ao longo da Avenida das Hortênsias (que liga Gramado à Canela). como o Hollywood Dream Cars – Museu do AutomóvelDreamlandReino do Chocolate da CaracolMundo EncantadoSuper CarrosMundo a Vapor entre outros.

O roteiro é apertado e mesmo assim fica muita coisa pra ser vista numa próxima visita, mas dá pra ter uma boa noção das cidades e curtir um pouco desse clima de turismo aconchegante e bem feito que existe por lá.

3 comentários em “Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *