Prainha na Guarda do Embaú: trilha, natureza e águas transparentes

Apesar de conhecer bem a Guarda eu nunca tinha ido até a Prainha – uma praia mais reservada com acesso a partir de trilha, e aproveitei um dia do feriado de carnaval pra conferir mais esse cantinho do litoral catarinense.

Existem dois caminhos pra chegar à praia. Um vai pelo costão (passando o Bar do Evori) e outro por dentro, iniciando pelo mesmo caminho que leva à Pedra do Urubu. Na ida fomos pelo caminho de dentro. A trilha dura uns 20 minutos e é tranquila pra fazer. Chega-se no topo do morro, de onde já se avista a praia. A descida do morro é a parte mais complicada da trilha, pois recorrentes erosões deixaram o caminho bem sinuoso.

Final da parte fechada da trilha e início da descida pra praia

A praia é linda, bem preservada e a água é super transparente (claro que o dia colaborou bastante!). Por lá não há vendedores nem bares ou qualquer estrutura de comércio, portanto leve sua água e lanches.

Canto direito
Canto esquerdo – do outro lado do morro é a Praia de Cima, da Pinheira
Água transparente

A praia tem cerca de 1 km de extensão e dá pra passar o dia aproveitando. Cuidado com as crianças, pois a água é agitada – o mar normalmente é frequentado por surfistas.

Resolvemos voltar pelo outro caminho da trilha, passando pelo costão, porque queríamos ver as piscinas naturais que se formam no caminho.

No canto direito da praia se formam algumas piscinas naturais lindas!
As famílias aproveitam bastante
Início da trilha de volta
Vista da praia a partir da trilha
Vista da Guarda, a partir do topo da trilha – final de dia com praia lotada!

Adorei e indico a praia pra quem quiser passar um dia de tranquilidade num lugar lindo.

 

PRA SUA VIAGEM

Precisa de hotel da Guarda do Embaú? O Booking tem diversas ofertas, com opção de cancelamento grátis!

Precisa alugar um carro? A RentCars compara preços em mais de 100 locadoras e você não paga IOF

Não esqueça do Seguro Viagem! A Seguros Promo garante o melhor preço e ainda tem 5% de desconto pra leitores do blog, é só usar o cupom RELATOSDEVIAGEM5

*O Blog Relatos de Viagem é afiliado do Booking, RentCars e Seguros Promo e recebe uma comissão pelas vendas feitas através dos links divulgados aqui. O leitor não paga nada a mais por isso (em alguns casos tem até desconto!) e contribui pra que novas dicas e fotos de viagens sejam trazidas pra cá!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *