Tour pelas cervejarias em Blumenau

A maioria das pessoas lembra de Blumenau por causa da Oktoberfest, mas a cidade cada vez mais se consolida como um pólo cervejeiro e aposta na cerveja não apenas como bebida alcoólica, mas como um produto de harmonização e de qualidade.

Recentemente a cidade recebeu o título de Capital Brasileira da Cerveja através de uma lei federal e a região também oficializou o Vale da Cerveja, uma rota turística que envolve visitas às cervejarias, passeios por pontos turísticos e comércio do Vale Europeu, degustação da gastronomia típica e outras atividades.

Você sabia que lá existe até faculdade pra isso? É a Escola Superior de Cerveja e Malte, que tem desde cursos de curta duração até o curso de bacharelado em Engenharia de Produção Cervejeira, o primeiro curso de graduação nesse sentido fora da Alemanha.

Durante o 1º Blogando no Vale Europeu fizemos um tour com visitas a algumas cervejarias e locais especializados.

Adega Blumenau:

Uma loja especializada em bebidas, com opções de cervejas, vinhos, espumantes entre outros. Um paraíso pra quem gosta de boa bebida. Fomos recebidos pelos proprietários Leandro e Daniele e pelo sommelier João Laureano, que nos explicou sobre alguns rótulos e fizemos uma degustação excelente!

Cervejarias em Blumenau
Adega Blumenau
Cervejarias em Blumenau
Alguns dos rótulos disponíveis
Cervejarias em Blumenau
Esse pão de cerveja fez sucesso, delicioso!
Cervejarias em Blumenau
Uma das cervejas que experimentamos
Cervejarias em Blumenau
O lugar é bem bacana e na parte de fora tem algumas mesinhas, ótimo pra chamar os amigos!

Fanpage: Adega Blumenau
Endereço: Rua João Pessoa, 707 – Velha, Blumenau

Cervejaria Blumenau:

Fizemos um tour pela Cervejaria Blumenau, em que o sócio proprietário Valmir Zanetti nos contou sobre a história da marca e mostrou os passos da produção de cerveja, dando toda explicação. São produzidos 10 rótulos próprios, incluindo a Catharina Sour, que é um novo estilo de cerveja artesanal criado pelos produtores catarinenses no qual são adicionadas frutas para dar refrescância e acidez.
Na Blumenau a fruta utilizada é o pêssego, dando origem à Catharina Sour – Sun of a Peach, que já foi premiada com medalha de prata no Australian Int’l Beer Awards de 2016.
Atualmente a cervejaria produz também para outras cervejarias, que eles chamam de “ciganas” – aquelas que não têm capacidade de produção própria e terceirizam a produção.

Cervejarias em Blumenau
Cervejaria Blumenau
Cervejaria Blumenau
Parte da fábrica
Cervejaria Blumenau
Loja de fábrica e área para degustação
Cervejaria Blumenau
Menu

O tour pela Cervejaria Blumenau custa R$20,00 por pessoa e eles atendem grupos de até 30 pessoas por vez. É preciso ir com calçado fechado e é bom fazer um agendamento prévio por telefone. Após a visita há uma degustação de cervejas.

Fanpage: Cervejaria Blumenau
Endereço: Rua Arno Delling, 388 – Itoupavazinha, Blumenau
Site: http://www.cervejablumenau.com.br/

Cervejaria Container:

Cerveja inglesa em terra de alemãs! O Ike, um dos sócios da Container, nos recebeu e nos explicou tudo sobre a marca. A Container além de cervejaria também é um típico pub inglês. O pub tem vista pra fábrica, devidamente caracterizada como as estações de metrô londrinas. Aliás tudo por lá é pensado nos detalhes: da cabine telefônica da entrada às peças autografadas por bandas de rock. Uma pena que nossa passagem por lá foi rápida e acabamos não conhecendo a fábrica, mas a visita completa, com palestra, fábrica e degustação custa R$32,00, e olha, vale muito a pena conhecer!

Cervejaria Container
Entrada
Cervejaria Container
Típica cabine telefônica londrina
Cervejaria Container
Decoração pensada nos detalhes
Cervejaria Container
Cardápio

Fanpage: Cervejaria Container
Endereço: Rua Gustavo Zimmermann, 4764 – Itoupava Central, Blumenau
Site: http://www.cervejariacontainer.com.br/

Vale do Lúpulo:

Depois de conhecer tantas cervejarias artesanais nada melhor do que aprender a fazer sua própria cerveja! O Vale do Lúpulo é o lugar pra quem quer conhecer mais sobre a cultura cervejeira caseira. Lá é possível comprar ingredientes e acessórios, fazer cursos de cervejaria caseira e degustar algumas das cervejas produzidas por eles.

Vale do Lúpulo
Ingredientes para produção de cerveja artesanal
Vale do Lúpulo
Local de produção e degustação
Cerveja em Blumenau - Vale do Lúpulo
Diversos tipos de malte
Vale do Lúpulo
Experimentando uma das cervejas produzidas por lá com os blogueiros, a guia Sissi, a Mac do Hotel Himmelblau e os proprietários do Vale do Lúpulo.

Fanpage: Vale do Lúpulo
Endereço: Rua Soldado Mario Luis Bertolini, 373 – Fortaleza, Blumenau
Site: http://www.valedolupulo.com.br/

 

O 1º Blogando no Vale Europeu teve como apoiadores:
Apoio InstitucionalConvention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode
ApoioPlaza Hotel BlumenauHimmelblau Palace HotelHotel10 BlumenauSlaviero Essential BlumenauHotel GlóriaHotel Ibis Blumenau Hotel Steinhausen
Parceiros: Effort DigitalRestaurante ThapyocaSealBagExecutivo TransportesFeelCleanMuseu HeringCerveja BlumenauRestaurante PertuttiCervejaria ContainerCervejaria SchornsteinNeoPrint Gráfica DigitalAdega BlumenauMortadella Ristorante & PizzeriaRDK TurismoBlog a Vida é Uma CorridaMulheres Que Correm

 

PRA SUA VIAGEM

Precisa de hotel em Blumenau? O Booking tem diversas ofertas, com opção de cancelamento grátis!

Precisa alugar um carro? A RentCars compara preços em mais de 100 locadoras e você não paga IOF

Não esqueça do Seguro Viagem! A Seguros Promo garante o melhor preço e ainda tem 5% de desconto pra leitores do blog, é só usar o cupom RELATOSDEVIAGEM5

*O Blog Relatos de Viagem é afiliado do Booking, RentCars e Seguros Promo e recebe uma comissão pelas vendas feitas através dos links divulgados aqui. O leitor não paga nada a mais por isso (em alguns casos tem até desconto!) e contribui pra que novas dicas e fotos de viagens sejam trazidas pra cá!

2 comentários em “Tour pelas cervejarias em Blumenau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *